domingo, 22 de junho de 2014

Reunião do Fórum do Livro, Leitura e Literatura




Data: 11/6/2014

Presentes: Jacy, Waldui, Elvira, Jandira, Mardilê.

 Neste dia, conversamos informalmente com o novo Secretário da Cultura e Turismo, Sr. Francisco Weinmann, que discorreu sobre as dificuldades enfrentadas para a realização de eventos em São Leopoldo. Ele também relatou algumas de suas ideias para organizar eventos que não demandam verba pública. Com estávamos no campo das ideias deixamos de listá-las aqui.

Depois que ele se retirou, passamos à nossa reunião.

Elvira fez uma pergunta para refletirmos: O que quer o Fórum? Depois de algumas considerações, chegamos à conclusão que, por enquanto, vamos nos ater ao objetivo do Regimento Interno: “Empreender uma política cultural em prol di livro, da leitura e da literatura, em benefício da comunidade.” Temos possibilidade de colocar em prática este objetivo porque temos uma população que quer conhecimento. Ainda segundo ela, temos de trabalhar de baixo para cima, com os alunos.

Waldui deu, então, a sugestão de o Fórum visitar escolas, fazendo eventos nelas. E concluiu: “Devemos criar espaços para a cultura.”

Para Elvira, precisamos seduzir multiplicadores, isto é, falar com as pessoas certas: diretores de escolas e professores de Língua Portuguesa. Mas para isso, precisamos planejar, fazer projetos para entregar nas escolas (o quê e como).

Decisões:

1. O Regimento Interno não será alterado no momento, devido às dificuldade de pessoal que enfrentamos, ficaremos focado apenas no objetivo como ativistas culturais que somos;

2. Os encontros mensais do Fórum continuarão a ser realizados na Biblioteca Pública, às segundas quartas-feiras do mês, às 18h30min;

3. Criar projetos e apresentá-los às diretoras de escolas e professores de Língua Portuguesa;

4. Realizar uma pesquisa entre os professores para saber que assuntos lhes interessam para possíveis cursos;

5. Waldui entrará em contato com a diretora do Polisinos para saber sobre temas e sugestões para cursos e palestras.

 
Comunicado:

O Fórum participa em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, a Biblioteca Municipal e a UNISINOS do curso “Reflexões Literárias”, já em andamento, um sábado por mês, das 8h às 12h, que se estenderá até novembro.


Mardilê

Secretária


Nenhum comentário: