sábado, 14 de abril de 2012

REUNIÃO DO FÓRUM DO LIVRO REALIZADA NO DIA 11/04/2012


Na última reunião do Fórum do Livro de São Leopoldo realizada na quarta-feira, dia 11 de abril, nas dependências da Livraria do Trem no centro da cidade, tivemos a participação do Secretário de Cultura – Sr. Pedro Vasconcellos –, do Diretor do Centro Cultural José Pedro Boéssio – Jari da Rocha –, dos autores e representantes do Centro Literário de São Leopoldo – Gladys Giménez (Vice-presidente do Centro Literário), Jacy Ribeiro e Julião Tesch –, dos demais representantes da Sociedade Civil e acadêmicos da área de Letras – Juliane Sperotto (Secretária do Fórum do Livro) e Prof. Wagner Coriolano –, do advogado – Rafael Zamboni – e do livreiro e Presidente do Fórum do Livro – Daniel Cunha.

 A pauta da reunião foi composta pelos seguintes assuntos: a Lei Municipal do Livro de São Leopoldo, o Plano Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Cultura, a Feira do Livro deste ano e assuntos gerais.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

O Secretário de Cultura Pedro Vasconcellos fez um breve relato das demandas da última reunião do Conselho Municipal de Cultura, que ocorreu na terça-feira dia 11 de abril no CCJPB, alertando sobre os editais que estarão em andamento nos meses de abril e maio. Segundo o Secretário, os Editais do FAC (Fundo de Apoio a Cultura) podem ser acessados no site: www.cultura.rs.gov.br.

A Secretaria de Cultura pretende realizar um grande Seminário ou Plenária com os fóruns de linguagens para divulgar os Editais que correspondem a inúmeras áreas da Cultura. A Secretaria está se organizando para auxiliar na produção dos projetos culturais, pois um dos problemas diagnosticados é a dificuldade por parte das entidades da Sociedade Civil na elaboração dos documentos que devem ser apresentados. O encontro está previsto para o início do mês de maio (sem data definida ainda), pois o prazo de encerramento para alguns Editais é final de maio/2012.

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA

Sobre o Plano Municipal de Cultura de São Leopoldo, foi informado que Júnior Garcia irá visitar todos os fóruns para apresentar o planejamento de regulamentação do mesmo. O plano irá para votação na Câmara de Vereadores no início do mês de maio de 2012. Este plano define as ações e metas na área da cultura para os próximos 10 anos no município.


FEIRA DO LIVRO 2012

Segundo o Diretor do CCJPB Jari da Rocha, a Prefeitura Municipal de São Leopoldo irá encaminhar recursos para a realização da Feira do Livro que será realizada de 01 a 09 de Setembro de 2012 na Praça 20 de Setembro (Praça da Biblioteca). Porém, alguns assuntos ainda precisam ser resolvidos, como é o caso por exemplo, do tema da Feira do Livro de 2012.
Obs: Os integrantes do Fórum apontaram que se houver parceria com o SESC para a realização da Feira do Livro, seria fundamental que um representante desta Entidade participasse das reuniões de planejamento realizadas pelo Fórum do Livro, Leitura e Literatura.


DIVISÃO DE TAREFAS E ORGANIZAÇÃO DO 1º SEMESTRE DE ATIVIDADES DO FÓRUM

Após as informações dadas pelos representantes do Poder Público, a reunião seguiu com algumas deliberações. A divisão de tarefas entre os representantes ficou da seguinte forma:
Juliane Sperotto ficou responsável pelas publicações e monitoramento das redes sociais nas quais o Fórum está vinculado – Blog e Facebook – e pelo e-mail;
Daniel Cunha e Rafael Zamboni assumiram a criação de um grupo de estudos das políticas públicas e atividades na área do livro e da leitura com a finalidade de instrumentalizar o Fórum do Livro;
Gladys Giménez assumiu a representação do Fórum do Livro no Conselho Municipal de Cultura (tendo Daniel Cunha como seu suplente);
 Obs: Por sugestão da Profª. Elvira Hoffmann (na reunião de 14 de março) o grupo analisará a possibilidade de transformar a Confraria da Leitura em uma atividade de Literatura e Cinema, a ser realizada na Biblioteca Pública Municipal.

ASSUNTOS GERAIS

Ficaram definidas as seguintes metas para o Fórum do Livro, da Leitura e da Literatura:
– Ampliar o número de participantes;
– Esclarecer junto à sociedade civil que qualquer cidadão pode integrar o Fórum;
– Criar um periódico para o Fórum do Livro;
– Visitar a UNISINOS (Diretórios Acadêmicos e Coordenações de Cursos) para divulgar e convidar alunos e professores para participarem do Fórum.
 – Divulgar o Fórum junto a Delegacia de Educação e a Secretaria Municipal de Educação.

Na próxima reunião discutiremos a regulamentação do Fórum do Livro e a organização de atividades do grupo na Feira do Livro.

A próxima reunião do Fórum do Livro acontecerá na quarta-feira dia 09 de maio na Livraria do Trem às 19h.

Nenhum comentário: