Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Reunião com o secretário da cultura de São Leopoldo




Reunião com o secretário da cultura de São Leopoldo

Data: 30/5/2011
Hora: 17h45
Local: Secretaria Municipal da Cultura
Secretário da Cultura: Pedro Vasconcellos
Forum do Livro: Mardilê F. Fabre, Jandira Weber, Jacy Ribeiro

Nesta reunião foram tomadas algumas importantes decisões sobre a organização da Feira do Livro deste ano, que não pareciam definidas, e outras que se faziam necessárias para que o Fórum pudesse prosseguir suas atividades em relação à Feira.

Foram elas:

1) Data da Feira do Livro: 1ª semana de setembro: 3/9 a 11/9 deste ano;

2)Local: Praça 20 de Setembro;

3) Lançamento da Feira do Livro: dia 30/7 - sábado - às 15h, na São Leopoldo Fest;

4) O secretário designará uma pessoa da Secretaria de Cultura para servir de elo entre o Fórum e ele, que dará prioridade à organização da Feira do Livro;

5) Dia 13/6, às 19h, na Biblioteca Municipal, haverá uma reunião ampliada para a qual serão convidados secretários municipais, SESC, CRE, diretores de escolas (ou um representante), professores, livreiros, com a presença  do Fórum, da Secretaria da Cultura e da Secretaria da Educação para a escolha do patrono, do homenageado e de apresentação de sugestões para a programação da Feira;

6)Até dia 3/6, prometeu o secretário, o Fórum terá em mãos o Projeto de Captação de Recursos.

O Fórum ficou responsável por:

1) mobilizar a comunidade para a reunião ampliada;

2) divulgar a reunião em redes sociais e convidar as pessoas para participarem da escolha do patrono e do homenageado da Feira do Livro;

3) fazer a captação de recursos. Para isso, foi colocada à disposição do Fórum a infraestrutura da Secretaria da Cultura e uma pessoa que tenha experiência no assunto para acompanhar seus represetnantes nas visitas, além da lista de empresas.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Nova Reunião com o Secretário da Cultura



Agendamos nova reunião com o Secretário da Cultura, Pedro Vasconcelos, dia 30 de maio, segunda-feira, às 17h30min, na Secretaria da Cultura, rua Marquês do Herval, 391,  onde ficava o Rotermund.

Assuntos ligados à Feira do Livro.

domingo, 22 de maio de 2011

Reunião com a coordenadora da 2ª CRE





No dia 13 de maio último, na 2ª CRE, aconteceu com Maria Luiza Cunha Sedrez, coordenadora da 2ª CRE, a reunião para que se estudasse uma maneira de engajar as escolas estaduais na Feira do Livro.

Reunião com a coordenadora da 2ª CRE*

Data: 13/05/2011
Hora: 16h 50min.
Local: 2ª CRE
2ª CRE: Maria Luiza Cunha Sedrez
Fórum do Livro: Mardilê F. Fabre, Elvira C. Hoffmann, Daniel Cunha, Jandira Weber.


·         Apresentação do Fórum do Livro, Leitura e Literatura à coordenadora Maria Luiza Cunha Sedrez pela presidente do Fórum, Profª Mardilê Fabre: sua história e objetivos.

·         Sobre a organização da Feira do Livro de 2011, foi solicitado o engajamento da 2ª CRE. Foi relatado que o Fórum já tem contato mais próximo com a Escola Prof. Pedro Schneider.

·         A coordenadora mostrou grande interesse em colaborar para o bom sucesso da Feira e prometeu enviar comunicação às equipes diretivas das escolas, a fim de verificar seus interesses e opções. Declarou também que é preciso trabalhar em estreito contato com o setor pedagógico da CRE.

·         Foi ressaltada a necessidade de planejar junto aos professores as leituras escolhidas para o ano vigente.

·         Jandira Weber sugeriu a criação de um mascote da Feira e a coordenadora acrescentou que o mesmo poderia visitar as escolas, com o objetivo de estimular o interesse dos alunos.

·         Daniel Cunha ressaltou o fato de que muitas coisas criativas e interessantes podem partir das escolas da região abrangida pela 2ª Coordenadoria.

·         A profª Maria Luiza observou que a leitura na escola é uma tarefa permanente e enfatizou a importância de motivar o setor pedagógico e os professores interessados.

·         Jandira relatou o trabalho nas escolas municipais, em comemoração à Semana do Livro, mês passado, homenageando o escritor Moacyr Scliar.

·         Daniel assinalou que o Fórum tem uma periodicidade que é permanente há três anos, na segunda quarta-feira do mês, e mencionou a criação dos pontos de leitura que deverão contribuir para a melhor qualificação das atividades.

·         O Fórum ofereceu ainda a apresentação da palestra “História do Livro e da Leitura”, com vistas a produzir maior atratividade aos professores.

Concluindo a reunião, a Profª Maria Luiza informou que a consulta será feita na próxima semana.

*Texto: Elvira C. Hoffmann

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Futuro do Livro? O Livro do Futuro?


No intuito de debater e refletir a respeito do futuro do livro, o Instituto Humanitas Unisinos - IHU promove, no dia 26/5, o encontro que ocorre às 17h e 30min., na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros - IHU tem como palestrante o Prof. Paulo Tedesco - Diretor da Oficina do Livro

26/5
● Das 17h30 às 19h
IHU ideias - O Futuro do Livro? O Livro do Futuro?
Palestrante: Prof. Paulo Tedesco - Diretor da Oficina do Livro

sábado, 14 de maio de 2011

Discussão da Reunião do dia 11 | 05 | 2011

Na última reunião do Fórum realizada no dia 11 de maio na Livraria do Trem foram recapitulados todos os movimentos realizados pelo grupo referentes a Feira do Livro de 2011. Os participantes vêm se reunindo desde março em tom de parceria com o Poder Público para a construção de uma Feira do Livro que atenda as necessidades da nossa cidade.

Após esta retomada tivemos o relato da presidente do Fórum do Livro, Mardilê Fabre, sobre as últimas reuniões realizadas com as Secretarias de Educação e da Cultura* e o encontro com as equipes diretivas** das Escolas Municipais de São Leopoldo.

O projeto de captação de recursos e o planejamento da Feira que ficaram de ser apresentados pelos representantes do governo nesta reunião não aconteceu, pois não tivemos a presença de nenhum representante do Poder Público.

A reunião seguiu com as demandas e agendas para as próximas semanas e suas respectivas divisões de tarefas entre os integrantes do grupo.

Além das ações realizadas com a finalidade de ajudar os organizadores da Feira do Livro foi ressaltada nesta reunião:

a importância de dar mais visibilidade para o Fórum do Livro através da imprensa local;

a retomada das discussões sobre o Plano Municipal de Cultura no que diz respeito a nossa área de interesse (Livro e Leitura);

a regulamentação da Lei Municipal do Livro;

e as reais atribuições do Fórum do Livro no município.

Prezados leitores deste blog, lembramos que o Fórum do Livro não tem poder deliberativo nas questões referentes a Feira do Livro e/ou quaisquer outros eventos realizados pela Prefeitura Municipal. Este evento é de total responsabilidade da Secretaria Municipal da Cultura.

O Fórum do Livro representa a Sociedade Civil organizada na área do Livro e da Leitura em São Leopoldo e estamos oferecendo uma parceria na organização deste evento.

Estamos cobrando do Poder Público um maior envolvimento entre as Secretarias de Educação e da Cultura na realização da Feira do Livro.

Permanecemos fazendo contato com escolas, professores, autores e instituições na tentativa de aproximar essas partes com os organizadores da Feira do Livro.

E com estes movimentos aguardamos uma Feira do Livro de 2011 com agradáveis surpresas.

*Para maiores informações desta reunião acesse aqui
**Para maiores informações desta reunião acesse aqui

Participaram desta reunião:

Mardilê Fabre, Almir Silva, Lucimar Pedroso, Jandira Weber, Jacy Ribeiro, Daniel Cunha, Fábio Monteiro, Gladys Gimenez, Regina Osinski 

sexta-feira, 6 de maio de 2011

3ª Reunião do Fórum do Livro de São Leopoldo em 2011



Chamada para a terceira reunião do ano de 2011 do Fórum do Livro.
A reunião ocorrerá na próxima quarta-feira dia 11 de maio das 19h às 21h nas dependências da Livraria do Trem (que fica localizada na Rua São Caetano, Nº 53 sala 03, Centro, São Leopoldo).

Nesta reunião teremos a seguinte pauta:

1) Participação na reunião com a coordenadora da 2ª CREA (que está marcada para o próximo dia 13/5, às 10h, na CREA);

2) Sugestões para a programação da Feira do Livro;

3) Atividades que devem ser tomadas a seguir para a organização da Feira do Livro;

4) Projeto de Captação de Recursos para a Feira do Livro (Júnior Garcia);

5) Comentários sobre as reuniões com a SMED e com as equipes diretivas das escolas;

6)) Outros Assuntos


segunda-feira, 2 de maio de 2011

Reunião do Fórum com a SMED e as equipes diretivas do município












Na segunda-feira dia 25 de abril na Escola Municipal Gusmão Brito representantes do Fórum do Livro e da Secretaria da Cultura reuniram-se com as equipes diretivas das escolas municipais de São Leopoldo para falar sobre a importância da Feira do Livro e as formas de engajamento dos professores neste importante evento literário. Abaixo temos o texto da Profª. Elvira Hoffmann com os pontos discutidos e definidos neste encontro.

Reunião do Fórum com a SMED e as equipes diretivas do município*
Data: 25/04/2011 | Horário: 9h
Local: Escola Municipal Gusmão Brito
SMED:  Lucrécia e Evandro
Fórum: Mardilê Fabre e Elvira Hoffmann
Cultura: Jari da Rocha

A palavra foi posta à disposição dos convidados. Jari falou sobre a importância da Feira do Livro para a cultura da cidade. Mardilê reforçou a fala do Jari e enfatizou a importância do engajamento dos professores nas atividades da leitura. Elvira disse que para cativar o leitor é preciso seduzi-lo.
Posta a palavra à disposição das equipes, sugeriu-se:
a)  que os livros dos autores que estão sendo estudados nas escolas ficassem disponíveis na Feira, a fim de que alunos / professores pudessem aproveitá-los bem.
b)  Ênfase nos escritores locais
c)  Caravana para visitar as escolas
d)  Sugestão de nomes: Caio Ritter, Marcelino Freire, Marô Barbieri, Celso Sisto, Célia Maciel
e)  Participação dos alunos de pós-graduação em Letras, Sociologia, História nas atividades da Feira, falando sobre algum aspecto relevante do livro
f)   Discutir nas escolas antes
g)  Debater o livro com o auxílio de filmes com a mesma temática (Alexandria, Fahrenheit, O nome da rosa etc)
h)   As idéias e sugestões provenientes das consultas às escola dirigidas ao e-mail do Jari
i)    Prazo para o envio do folder da Feira até 01/08
j)    Espaço sensorial
k)   Escritores: ler os livros antes da feira, socializando-o na escola (vd. Proposta da Jornada de Passo Fundo)
l)    Sônia Zanchetta (Câmara Riograndense do Livro): Jari fazer contato

*Texto Elvira Hoffmann

Continuando na caminhada para a Feira do Livro de São Leopoldo












Na sexta-feira do dia 15 de abril aconteceu a reunião com os representantes do Fórum do Livro, Secretaria de Educação e Secretaria da Cultura para definir estratégias de envolvimento na Feira do Livro deste ano.
Este encontro foi definido na última reunião com os secretários de Educação e da Cultura na SMED de São Leopoldo. Abaixo temos o texto da Profª. Elvira Hoffmann com os pontos discutidos e definidos neste encontro.
Reunião do Fórum com a SMED e a Secretaria da Cultura*

Data: 15/04/2011 | 14h
Local: Centro Cultural
Presentes: Mardilê Fabre e Elvira Hoffmann (Fórum do Livro)
                    Jari da Rocha e Rogério Tosca (Cultura)
                   Lucrécia e Evandro (SMED)
Assunto: Feira do Livro
Necessidade de envolvimento de professores e alunos do município
Solicitação de espaço nas escolas para divulgação e preparação do evento, contato com as equipes diretivas, bibliotecárias e supervisoras
Atividades que a SMED já executa: LeiturAção (que visa a formar leitores e mediadores, aproveitamento das bibliotecas escolares). A proposta é a de apresentar o autor para a cidade e vice-versa. Em 2009, 15 escolas foram escolhidas para efetivar o projeto. Em 2010, já 21 escolas participaram. Neste ano, serão 28 escolas de um total de 35 que estarão participando. O autor selecionado deverá ser um escritor de obras infanto-juvenis.
Foram apontadas também as participações nos projetos do MEC: Pró-Letramento, Gestar e Olimpíada da Língua Portuguesa.
Mencionou-se a iniciativa da Secretaria de Educação de POA: “Adote um escritor”
Tosca: a Novembrada de Cinema, projeto da Secr. da Cultura, mutirão de realização audiovisual, quando se pretende fazer o “Caminho dos ateliês”. Existe a ideia de fazer um documentário “Como vive (trabalha) um escritor”, contando o seu processo de criação, para preparação da futura visita/palestra do artista.
Lucrécia acrescentou que os alunos poderiam se encarregar de fazer um trabalho, usando blogs, facebook etc
O produto dos encontros
Lucrécia: paródias, teatro, desenhos
Mardilê pergunta: E esses produtos não poderiam ser tornados públicos?
Tema  da Feira:  os 70 anos da Biblioteca deverão ser levados em conta
A Secretaria da Cultura ficou ainda de contatar a Livraria Paulinas para sua participação na Feira do Livro. Jari acrescentou: vai falar com Sônia Ceccato
Lucrécia vai abrir um espaço na próxima reunião da SMED com as equipes diretivas, segunda 25, na Escola Gusmão Brito.

*Texto Elvira Hoffmann