segunda-feira, 16 de julho de 2012

REUNIÃO DO FÓRUM DO LIVRO REALIZADA NO DIA 11/07/2012

Na última reunião do Fórum do Livro de São Leopoldo realizada na quarta-feira, dia 11 de julho, nas dependências da Biblioteca Municipal Vianna Moog no centro da cidade, tivemos a palestra sobre a “Vida e Obra de Machado de Assis” ministrada pela professora Elvira Coelho Hoffmann.

A pauta da reunião (antes da palestra) foi composta pelos seguintes assuntos: o Plano Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Cultura e a Feira do Livro deste ano.

Infelizmente não pudemos avançar nestes pontos, pois estávamos esperando a presença de representantes do Poder Público para dar um panorama de como estão andando as ações do Plano Municipal de Cultura e da Feira do Livro de São Leopoldo. Como não tivemos a participação de nenhuma pessoa do governo municipal as informações abaixo seguem sem uma confirmação oficial:

FEIRA DO LIVRO DE 2012

Em reunião do Fórum do Livro (11/04/2012) o responsável pela organização da Feira do Livro deste ano, o Diretor do Centro Cultural José Pedro Boéssio – Jari da Rocha –, informou que a data do evento para este ano seguiria a mesma do ano anterior e ficaria de 01 a 09 de setembro. Esta mesma data foi oficializada em um evento destinado ao Livro e Leitura no Centro Cultural no dia 16 de maio.

Porém, aparentemente, teremos uma nova data para a Feira do Livro que ainda não foi confirmada.

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA

O PMC parece que, finalmente, está chegando ao final de sua redação. Após a construção do plano pelos fóruns de linguagens em uma conferencia realizada pelo Poder Público em 2009 passamos para a segunda fase no processo de montagem das metas do Plano Municipal de Cultura. Para isso nos foi enviado pelo Coordenador do Plano Municipal de Cultura – Marco Fillipin – um questionário para que a partir dele possamos identificar um diagnóstico dos setores (para nós o Livro e a Leitura) da cultura leopoldense.

Com o diagnóstico em mãos as metas serão elaboradas em parceria com o MinC-UFBA.

A construção do Plano Municipal de Cultura é um trabalho conjunto dos fóruns de linguagens artísticas/culturais e pelo Conselho Municipal de Cultura. O nosso Fórum é representado no Conselho Municipal por Gladys Giménez, poeta e atual vice-presidente no Centro Literário de São Leopoldo.

Nenhum comentário: