quinta-feira, 17 de março de 2011

Discussão da Reunião do dia 16/03/2011























Na primeira reunião deste ano do Fórum do Livro, realizada no dia 16 de março de 2011, foram acertados os últimos detalhes sobre as demandas do Fórum neste ano. Ontem houve a escolha da comissão que marcará uma audiência com os Secretários de Cultura, Educação e Segurança para tratar da organização e preparação para a Feira do Livro de 2011. A intenção de reunir todos estes Secretários é justamente a de responsabilizar estes setores do Poder Público (Cultura, Educação e Segurança) para a importância de um evento nos moldes de uma Feira do Livro visando assim um maior envolvimento, e por que não dizer, um maior comprometimento na realização da Feira do Livro de São Leopoldo por parte do Governo como um todo. O evento vem sendo, nos últimos anos, uma responsabilidade exclusiva da Secretaria de Cultura com participações efêmeras por parte da Secretaria de Educação. Além de uma verba absurdamente reduzida (não chegando a 20% do valor previsto para a Feira do Livro de Canoas, por exemplo) a Secretaria de Cultura não dispõe de verba suficiente para mudar este quadro enquanto a Secretaria de Educação conta com recursos financeiros infinitamente superiores. A Educação tem um papel importantíssimo na área do Livro e da Leitura, na formação de novos leitores e na difusão/propagação do livro em sua rede escolar.  A Feira do Livro da Cidade é um ótimo momento para esta “prestação de contas” com a sociedade.
Na seqüência o grupo deu inicio a formulação da pauta para a reunião com o Prefeito de São Leopoldo Ary José Vanazzi. Neste encontro será feito uma retomada de toda a luta realizada pelo Fórum na área do Livro e da Leitura começando pelos itens aprovados em 2009 na Conferencia Municipal da Cultura para o Plano Municipal de Cultura (que ainda não foi aprovado na Câmara de Vereadores). O grupo conta, ainda, com o suporte da Lei do Livro (Lei Nº 6195, de 23 de abril de 2007) existente na cidade de São Leopoldo e do balanço que será feito pelo próprio Fórum após as reuniões com os Secretários de Cultura, Educação e Segurança para tratar da Feira do Livro e demais atividades ligadas ao setor do livro no município.
A data da Feira do Livro de 2011 será definida até o final de abril, mas provavelmente deve seguir no mesmo período em que foi realizada nos dois últimos anos (novembro/dezembro) logo após a Feira de Porto Alegre.

As reuniões do Fórum do Livro, Leitura e Literatura ocorrem todas as 2ª quartas-feiras de cada mês. Sempre às 19h na Livraria do Trem que fica localizada na Rua São Caetano, Nº 53 sala 03, Centro | São Leopoldo.
A reunião é aberta para todos os interessados na área do Livro e da Leitura.
Para maiores informações acessem o blog do Fórum do Livro, Leitura e Literatura (http://forumdolivro.blogspot.com/) e deixe seu comentário.

Nenhum comentário: