Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A Casa de Cultura de São Leopoldo: um sonho que começa a ser concretizado




A criação de uma Casa de Cultura em São Leopoldo é uma construção que já vem de alguns anos no município e, em 2011, ela finalmente começou a tomar forma, através de intensas discussões com a sociedade. Há uma comissão da sociedade civil em ação, formada por 14 membros oriundos das entidades Fórum do Livro, Leitura e Literatura, Fórum de Artes Cênicas, Fórum dos Músicos, CLTG, Arte 15, Conselho Municipal de Cultura, Conselho Municipal do Patrimônio Cultural - COMPAC, do canto coral, hip-hop, música, artes e educação, empenhada em garantir que este esforço conjunto tenha êxito. O projeto arquitetônico, elaborado em março de 2012, já está inscrito no Ministério da Cultura, tendo sido habilitado na primeira etapa da seleção, em R$ 500.000,00. Em função de sua dimensão histórica e arquitetônica, o lugar escolhido para a futura casa não poderia ser outro senão a antiga sede da prefeitura municipal, que já abriga, há algum tempo, as atividades do coral municipal e da companhia de dança municipal. Um prédio tão relevante para o patrimônio público como esse, não mereceria um destino menos honroso. Assim, ele continuará a preservar a História local e impulsionará o desenvolvimento cultural, educacional, turístico e humano, dando maior visibilidade à cidade, atraindo visitantes de outras localidades, gerando parcerias, potencializando e descobrindo talentos nas várias áreas como teatro, dança, música, artes visuais, literatura, cinema, atuando como uma grande usina geradora de conhecimento e criatividade, fomentando e orgulhando ainda mais sua população.
A comissão foi formada no dia 08 de novembro, quando houve a audiência pública de apresentação do projeto à sociedade, a partir do desejo de que ele venha a se concretizar de fato e contribuir imensamente, não somente com o município, mas com o Vale dos Sinos. Os cidadãos leopoldenses que ainda não conhecem o projeto precisam conhecê-lo. A Casa de Cultura contará com um atelier livre para artes plásticas, salas adequadas para os ensaios de teatro, dança e corais, sala multimídia para cursos, debates e oficinas, café cultural, cine-teatro alternativo, galeria para exposições de grande porte, estúdio para ensaios e gravações, galeria para novos talentos, foto-galeria e galeria de gravuras, loja de souvenir cultural, entre outros espaços. Hoje sabemos, mais do que nunca, que um povo desprovido de experiências culturais não se desenvolve plenamente. Se desejamos uma cidade mais saudável, mais plena e próspera, a cultura é peça essencial no quebra-cabeças urbano.


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Reunião transferida para o dia 21 de nov




Amigos,

A reunião do Fórum do Livro será realizada juntamente com a Confraria da Leitura, na próxima quarta-feira, dia 21/11/2012. 
Salientamos que será a última reunião do ano. E, precisamos debater inúmeros assuntos que estão pendentes.

Sobre a Confraria da Leitura segue uma sugestão de leitura (curta), pois temos apenas uma semana. Pensei no conto Cinco Mulheres de Machado de Assis

Aguardamos vocês na próxima quarta.
Abraços,

Juliane.