Páginas

domingo, 26 de junho de 2011

Reunião Ampliada: Programação 26ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos



Reunião Ampliada: Programação 26ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos

Data: 29/6/2011 (quarta-feira)

Hora: 19h

Local: Biblioteca Municipal Vianna Moog

Pauta: Além de tratar sobre a programação, pretende-se escolher a mascote da Feira e analisar outros assuntos que forem trazidos.

Toda a população de São Leopoldo pode participar.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Reunião com os Diretores do Colégio PVSinos


Reunião com os Diretores do Colégio PVSinos

Data: 21/6/2011
Hora: 14h
Local: Colégio PVSinos
Colégio PVSInos: Paulo Henrique Pinto de Jesus e João Alberto Steffen Munsberg
Fórum do Livro: Jandira Weber e Mardilê F. Fabre


1) Paulo Henrique prontificou-se a fazer sem custo a arte final do material de divulgação para a 26ª Feira do Livro.

2) João Alberto Munsberg falará com professores para ver se ainda há tempo, até o dia 29/6, data da reunião ampliada para apresentação das sugestões de mascote e programação para a Feira do Livro, para que alunos do PVSinos também  apresentem propostas.

3) Os alunos do PVSinos podem contribuir com a programação, apresentando o Projeto Gerações (no qual estão trabalhando) em painéis, assim como dar explicações sobre ele para escolas e público em geral.



Encontro com o diretor do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, Márcio Linck

Após a reunião com os diretores do PVSinos, Jandira Weber e Mardilê Fabre foram até o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, a fim de solicitarem fotografias antigas de São Leopoldo, um pedido de Paulo Henrique, para que ele possa fazer um estudo de material de divulgação  da Feira, que apresentará na reunião do dia 29/6.

O diretor do Museu, Márcio Linck, atendeu prontamente o pedido, já enviou fotos, que já foram encaminhadas para Paulo Henrique.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Circuito Nacional de Feiras de Livro

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, lançou dia15/6, no auditório da Cinemateca de São Paulo, o Circuito Nacional de Feiras de Livro. Para um público estimado de cerca de 200 pessoas, entre secretários da Cultura de diversos estados e municípios, além de escritores como Ignácio de Loyola Brandão, presidentes de feiras e eventos literários como a Flip e a Jornada de Passo Fundo, Ana de Hollanda destacou a importância do governo investir nas políticas públicas do livro e da leitura e reforçar a democratização do acesso; a formação de leitores; a promoção da leitura e da literatura no imaginário da população brasileira e o fomento das cadeias criativa e produtiva do livro. Leia toda a matéria  em:

domingo, 19 de junho de 2011

Reunião das escolas estaduais de São Leopoldo (2ª CRE) com o Fórum do Livro, Leitura e Literatura e a Secretaria da Cultura



Reunião das escolas estaduais de São Leopoldo (2ª CRE)
com o Fórum do Livro, Leitura e Literatura e a Secretaria da Cultura
  
Data: 15/6
Hora: 19h
Local: Biblioteca Municipal Vianna Moog
Presenças: coordenadora da 2º CRE, Profª Maria Luiza Sedrez, diretor da Biblioteca e coordenador da Feira, Jari Rocha, professores representantes das escolas Agrícola, Caic-Madezatti, Parque do Trabalhador, Augusto Meyer, Borges Fortes, Villa Lobos, Caldre Fião, Emílio Boeckel, Amadeo Rossi, representantes do Fórum do Livro, da Leitura e da Literatura (Elvira Hoffmann, Jandira Weber, Daniel Cunha e Mardilê F. Fabre).

a) O coordenador da Feira abriu a reunião, ressaltando a importância de estabelecer vínculo com o sistema estadual de ensino. Mencionou também a necessidade de ouvir os representantes das escolas, a fim de saber o que desejam e apreciar suas sugestões.

b)Prof. Fábio (Augusto Meyer) enfatizou a realização de atividades de cunho cultural, como teatro, esquetes, arrastão de poesia, estátuas vivas caracterizadas como personagens clássicos. A Feira como momento de reflexão. Crianças se aborrecem facilmente; por isso é preciso envolvê-las com ações atraentes. A agenda cultural deveria ser levada previamente às escolas.

c) Profª Maria Luiza chamou a atenção para a necessidade de preparar os alunos e professores para o evento. Para isso, é fundamental pensar as atividades junto às escolas.

d) Profª Mardilê, presidenta do Fórum, solicitou que fossem apresentados nomes de autores para serem estudados e discutidos com os alunos, em sala de aula.

e) Prof. Fábio indicou Simone Saueressig (para 5ª série), Pedro Bandeira, Ana Maria Machado. Sugeriu ainda a recriação em quadrinhos da história de SL, mediante oficina, painéis etc.


g) Mardilê pediu que cada escola escolhesse  um autor e que a escolha fosse comunicada à coordenação da Feira, na reunião do dia 29/6, a fim de que todos tomassem conhecimento da decisão.

h) Profª Eliane (Villa Lobos) referiu que os alunos de sua escola poderiam mostrar seus trabalhos através de ações teatrais. com a preparação sendo feita no contra turno. Há também um grupo de percussão.

i) Daniel (Fórum) sugeriu que fossem oferecidas aos professores oficinas sobre o livro, como momento de formação. Jari concordou que seria um grande momento também para os docentes envolvidos.

j) A Coordenadora da 2ª CRE afirmou que essas atividades propiciam momentos de sensibilização e de encontro com os colegas. Depois, colocou à disposição a 2ª Coordenadoria para as ajudas que se fizerem necessárias.

k) Jandira (Fórum) disse que é uma excelente ocasião para reverter o quadro negativo das escolas e dos alunos, infelizmente presente na mídia atual.

l) Elvira e Mardilê puseram seus endereços eletrônicos e números de telefones à disposição para eventuais esclarecimentos.

m) Profª Dinara (Borges Fortes) disse gostar do espaço das escolas estaduais que agora se oferece.

n) Profª Bernadete (E. Boeckel) concordou com a colega e ressaltou a importância de unir as escolas de todos os sistemas de ensino.

Um grande destaque foi dado, ainda, à disponibilidade e boa vontade da Profª Maria Luiza que tem prestigiado sempre as atividades ligadas ao incentivo da leitura, como elemento de qualificação da cultura e da educação.

sábado, 18 de junho de 2011

Reunião com a coordenadora do curso Gestão Cultural, da Unisinos, profª Míriam Dazzi




Reunião com a coordenadora do curso Gestão Cultural, da Unisinos, profª Míriam Dazzi

Data: 15/6
Hora: 10h
Local: sala 5A 216 – Centro 5 – Unisinos
Fórum do Livro: Elvira C. Hoffmann e Mardilê F. Fabre

1)Apresentação do Fórum pela presidenta Mardilê F. Fabre, com entrega do projeto para captação de recursos, que foi elaborado pela Secretaria de Cultura.

2) Profª Míriam ressaltou que a Secretaria é uma grande captadora de verba. Para se encaminhar a captação, é necessário existência de uma empresa registrada. Pode ser feita: através da LIC, Lei Rouanet, ou a fundo perdido.

3) Sobre o voluntariado, ela comentou que é problemático, porque muitas vezes pode ser caracterizado como vínculo empregatício. É necessário apresentar um orçamento, dentro do modelo das LICs/ Lei Rouanet. Neste caso, sempre é exigida uma contrapartida da Secretaria da Cultura. Sugestão: pensar uma pequena publicação a ser feita sobre a história da cidade. 

4) A profª Míriam ficou de contatar colegas com a finalidade de colaborar com o projeto. Embora muito difícil, pela exiguidade de tempo, a possibilidade existe. Mardilê observou, então, que, se este ano não for possível, poderá ser aproveitado para o próximo ano.

A partir desse primeiro contato, vai ser possível um melhor estreitamento das relações com a academia, mediante projetos comuns. 

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Reunião ampliada com secretário da Cultura para escolha do patrono, do homenageado e do tema da 26ª Feira do Livro 2011



Reunião ampliada com secretário da Cultura para escolha do patrono, do homenageado e do tema da 26ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos

Data: 13/6
Hora: 19h
Local: Biblioteca Municipal Vianna Moog
Representantes da Secretaria Municipal da Cultura, do Fórum do Livro, Leitura e Literatura, de escolas municipais, do SESC, da Biblioteca da Unisinos, do Colégio PVSinos e da sociedade em geral.

A reunião foi iniciada por Jari Rocha, diretor do Centro Cultural José Pedro Boéssio, que discorreu sobre as feiras do livro de anos anteriores e seus patronos. Em seguida, sugerindo que os presentes se apresentassem.

Após a apresentação dos participantes, falou o secretário municipal da cultura, que abordou os seguintes assuntos:
a) as várias datas comemorativas em 2011: São Leopoldo, este ano reconhecida oficialmente pelo governo federal como berço da colonização - 187 anos; Museu do Trem - 30 anos; Estação do Trem - 137 anos; Hospital Centenário - 80 anos; Biblioteca Municipal – 70 anos
b) a feira deverá ser maior e ter maior envolvimento das instituições de ensino e da comunidade;
c) sobre o tema: não quis apresentar um projeto pronto, mas discuti-lo com a comunidade;
d) a parceria com o SESC e o fortalecimento com a SMED (Leituração);
e) as escolas estaduais terão encontro dia 15 para tratar de suas participações;
e) a Feira do Livro tem uma dificuldade: conta com um público pequeno, por isso é necessário torná-la mais atrativa.

Mardilê F. Fabre, presidente do Fórum do Livro, Leitura e Literatura, falou sobre o Fórum, suas finalidades e disposição para o trabalho integrado com as Secretarias diretamente envolvidas na Feira: Cultura e Educação (municipal e estadual), bem como com as escolas particulares do município.

Discussão sobre o tema e slogan
As trilhas do passado? Qual a vinculação com o presente? Uma leitura mais abrangente da História. A transformação da cidade influenciada pela criação da Universidade.
Daniel Cunha lembrou que se deveria vincular a História com a leitura: “São Leopoldo, uma história de leitores”;
Professor Steffen deu a sugestão: " livro, registro do passado; trilhas para o futuro"
Lucimar Pedroso mencionou que se pudesse passar nas escolas para a escolha do slogan da Feira. Mas o tempo é muito curto. Depois dessas reflexões, chegou-se ao tema:
"São Leopoldo, uma história de leitores: registro do passado, trilhas para o futuro".

Escolha do patrono e do homenageado
Foram feitas algumas considerações:
Necessidade que o escolhido se faça bastante presente, durante os dias, talvez lançar três nomes.
Foram propostos os seguintes nomes para patrono: Martin Dreher, Germano Moelecke, Henrique Schneider, Mário Pirata, Carlos Urbim
Daniel Cunha argumentou pró Henrique Schneider: tem projetos de leitura de contos, está engajado no incentivo à leitura, nome que também saiu pelas escolas, é acessível.
Postos os nomes em votação, o escolhido foi Henrique Schneider.
Como homenageado, ficou o prof. Martin Dreher, que,consultado, aceitou.

Discussão sobre a criação de uma mascote
Lucimar Pedroso informou que o desenho da mascote já está sendo feito pelos alunos do Colégio Pedro Schneider. Dia 15, ela os trará todos à reunião.
Paulinho P. de Jesus solicitou que o modelo não seja rebuscado.
A mascote deverá estar em todas as feiras, de modo permanente. Seu nome poderá ser escolhido durante a Feira.

Programação
a)  Informações:
O Colégio São Luís comparecerá com teatro e dança; 
O Colégio Olímpio Albrecht vai colaborar com banda, teatro e dança;
Pedro Vasconcellos comentou que deverá haver dois tipos de programação: uma estudantil, e outra dirigida ao público adulto e que serão abertas inscrições para a participação na programação aberta;
Jari Rocha disse já se entrou em contato para trazer a peça teatral "O Livro", com Eduardo Moscovis;
Gladys Gimenez falou sobre o filme "Além da Vida", que mostra feiras da Inglaterra, em que os autores leem trechos de seus livros para os ouvintes.

b)  Sugestões dos presentes:
Vera Hoffmann: desfile das bandas na abertura;
Daniel Cunha: encerramento diário com música;
Jacy Ribeiro: encontro com escritores de SL;
Mardilê Fabre: poesia falada e recitada; varal de poesias.

Data e local do lançamento da Feira do Livro deste ano:
Pedro Vasconcellos informou:

Data: dia 31 de julho,
Hora: 14h,
Local: na São Leopoldo Fest, no Picadeiro do SESC.

Próxima reunião ampliada
Assunto: programação da Feira do Livro
Data: 29 de junho - quarta-feira
Hora: 19h
Local: Biblioteca Municipal Vianna Moog

terça-feira, 14 de junho de 2011

Reunião com o diretor do Colégio São Luís, João Periz Neto


Reunião com o diretor do Colégio São Luís, João Periz Neto

Data: 8/6
Hora: 14h
Local: Colégio São Luís
Colégio São Luís: João Periz Neto
Fórum: Mardilê F. Fabre e Elvira C. Hoffmann

A reunião com o diretor do Colégio São Luís teve como objetivos convidar a escola para a reunião do dia 13/6, assim como participar da 26ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos.

O diretor comentou que o São Luís tem um grupo de teatro e um grupo de danças e que iria consultar os professoras responsáveis para saber se haveria possibilidade de ambos os grupos  participarem da programação da Feira do Livro. Além disso, ele ficou de falar com os professores da escola para saber de que maneira professores e alunos poderiam envolver-se mais com a Feira do Livro.

Reunião do Fórum do Livro, Leitura e Literatura, dia 8/6


Reunião do Fórum do Livro, Leitura e Literatura, dia 8/6

Pauta: 26ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos

1) Sugestão de nomes para palestras a professores e alunos. Foi lida a lista enviada pela Escola Municipal prof Emilio Meyer, na qual se nota uma seleção interessante de nomes:
Letícia Wierzchowski (professores);
Elvira Hoffmann (professores);
Juracy Saraiva (professores);
Ana Lúcia Liberato Tettamanzy - professora da UFRGS - contação de histórias (professores)
Luís Fernando Verissimo (professores);
Luiz Antônio de Assis Brasil (professores);
Lenira Rangel - arte - expressão corporal - SP (professores);
Nana Bernardes - cantora - professora em Sapiranga (alunos);
Ruth Rocha (alunos);
Rubem Alves (professores);
Celso Gutfreind (alunos);
Ilan Brenman (alunos);
Caio Ritter (alunos);
Cristina Dias (professores);
Marlise Giovanaz - professora da UFRGS - história da biblioteca (professores);
Carlos Urbim (professores);
Martha Medeiros (professores);
Celia Maria Maciel (alunos).


2)A Escola Municipal Álvaro Nunes sugeriu o nome de Henrique Schneider para patrono.

3) Foi levantada a urgência de se fazer contato com os livreiros, que ficou a cargo da Secretaria de Cultura.

4) Informações gerais:
Data da 26ª Feira do Livro Ramiro Frita Barcelos: 3/9 a 11/9 de 2011;
O transporte de alunos ficou a cargo da prefeitura;
Na Biblioteca Municipal, há uma estagiária para contação de histórias, que poderá auxiliar esta atividade durante a Feira;
Foi solicitada à Escola Pedro Schneider a criação de um mascote, tendo-se em vista que um mascote é um forte elo de ligação entre a comunidade e eventos desta natureza, o que foi corroborado por dois depoimentos sobre feiras de livros que tiveram mascote com sucesso, principalmente entre o público infantil, as de Guaíba e de Bento Gonçalves;
O SESC vai patrocinar a programação dos músicos e escritores.

5) Foi apresentada Carla (Nova Acrópole) convidada para participar do Fórum, que se dispôs a colaborar com a Feira.

6) Houve algumas sugestões de atividades:
Encontro com escritores de São Leopoldo;
Poesia Falada;
Varal de Poesias.
Foram levantados três nomes para patrono: Henrique Schneider, Luís Antônio Assis Brasil, Mário Pirata, com uma tendência para Assis Brasil, por ter ele escrito sobre  a história da colonização alemã no RS.
Para homenageado foi sugerido o nome de Martin Dreher.

7) Resoluções :
Daiane, da Biblioteca Municipal, fará levantamento dos patronos anteriores para ver se Luis Antônio Assis Brasil, não foi patrono de alguma Feira de São Leopoldo. Além disso, ela convidará a Biblioteca da Unisinos para participar da reunião do dia 13/6.
Liliane informou que, na Fábrica do Saber (Novo Hamburgo), existem contadores de história. Coube a ela fazer contato para saber da possibilidade de eles participarem da nossa Feira. Também ela convidará o Grupo de Dança de 3ª Idade do Município, a fim de se apresentar na Feira.
Gladys fará convite para o Científico e o PVSinos para a reunião ampliada do dia 13/6, às 19h, na Biblioteca Municipal Vianna Moog (Rua Osvaldo Aranha, 934 - São Leopoldo), com a seguinte pauta :
·                    escolha do patrono e do homenageado;
·                    programação cultural: cinema, música, etc.;
·                    tema e mascote.
Daniel vai convidar a coordenação do curso de Pedagogia da Unisinos; 
Jandira tentará fazer contato com o SESI para convidá-los a participar da Feira com sua biblioteca. 

Como a Prefeitura não dispõe de muita verba para a realização da Feira do Livro, há a necessidade buscar na comunidade apoio e patrocínio, principalmente para divulgação na mídia. Então Daniel ficou de falar com Míriam Dazzi para ver a possibilidade de os alunos do Curso de Gestão Cultural auxiliarem o Fórum na captação de recursos.
Pretende-se que, no dia 30 de julho, data do Lançamento da 26ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos, o material de divulgação esteja pronto.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

4ª Reunião do Fórum do Livro de São Leopoldo em 2011

Chamada para a quarta reunião do ano do Fórum do Livro, Leitura e Literatura.

Dia 8/6
19h às 21h
Livraria do Trem (Rua São Caetano, 53, sala 03, Centro - São Leopoldo)


Pauta:Feira do Livro:

1) Patrono e homenageado (o último sugere-se que seja um leopoldense). Pode ser patronesse e homenageada;

2) Tema: não ficou bem alivanhado, mas pretende-se que seja voltado para a história de São Leopoldo;

3) Mascote - o secretário da cultura gostou da ideia;

4) Programação;

5) Captação de recursos;

6) Comentários sobre a Feira do Livro de Guaíba;

7) Outros assuntos.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ATENÇÃO! Data da reunião antecipada para 13/6/2011

A reunião ampliada, para a qual serão convidados secretários municipais, SESC, CRE, diretores de escolas (ou um representante), professores, livreiros, com a presença  do Fórum, da Secretaria da Cultura e da Secretaria da Educação para a escolha do patrono, do homenageado e de apresentação de sugestões para a programação da Feira, teve sua data alterada para 13/6, a pedido do secretário da cultura.